segunda-feira, 12 de agosto de 2019

ESGOTO À VISTA

Atualizado em 22/08/2019, às 17:32

Concessionária afirmou que esgotamento é operado dentro da operação vigente e que recorreria das penalidades dentro do prazo estabelecido.

Da Redação


A equipe do Pro Ambient Mundial flagrou, na última sexta-feira, 09, o despejo irregular de esgoto na Lagoa de Araruama. A foto acima foi capturada por um dos agentes do Pro Ambient Mundial, no bairro da Passagem, localizado em Cabo Frio/RJ.

Um dos residentes do município se mostrou indignado com a atitude e aplica a responsabilidade por tal ação à Prolagos, a companhia de distribuição e controle de água e esgoto em todos os municípios que abrangem a região.

''Dr. Adriano
Esta aí a prova do que falei. Despejo de esgoto da Prolagos S/A - Concessionária de Serviços Públicos de Água e Esgotobem no nosso nariz. Só não vê quem não quer. E a PMCF, preocupada com o defeso do camarão realmente è preocupante pois nenhum camarão vai sobreviver. Daqui a 10 anos vamos falar para os nossos netos que um dia existiu a famosa ilha do Japonês e que tinha camarão.
#lamentavel #acordacabofrio #falaserio'' (sic)

Até a última atualização desta reportagem, o órgão municipal não havia se manifestado sobre o fato ocorrido recentemente. 

Com o intuito de ''abraçar'' o meio ambiente como um todo, o grupo Pro Ambient Mundial estará tomando todas as medidas cabíveis, de forma a atrair atenção dos órgãos competentes e que sejam adotadas as medidas necessárias contra a irregularidade cometida pela própria companhia.

Interferência do  Pro Ambient Mundial

Na noite da última terça-feira, (13), o Pro Ambient Mundial enviou uma denúncia ao Ministério do Meio Ambiente e, inclusive, para o Inea. O grupo ainda aguarda um posicionamento de ambos os órgãos competentes.

Empresa já recebeu multa de uma das prefeituras da Região

No dia primeiro de abril deste ano, a prefeitura de Cabo Frio/RJ multou a concessionária Prolagos no valor de R$ 1,5 milhões, por despejar o esgoto in natura no canal do Itajuru, um dos principais postais da cidade. As informações são do site do próprio órgão municipal.

Segundo o órgão, naquele período, a ocorrência havia afetado uma das belas praias de Cabo Frio, a Ilha do Japonês.

Na ocasião da aplicação da multa, o chefe do executivo municipal se reuniu com procurador da cidade e os representantes das secretarias de desenvolvimento, agricultura, governo e meio ambiente. Ambos os órgãos do respectivo município. A aplicabilidade foi regida pela Lei Ordinária nº 2.330/2010, onde afirma que ''poluir, por qualquer forma ou meio, o solo ou corpos hídricos, dificultando ou impedindo, ainda que temporariamente, o seu uso, em desacordo com os padrões estabelecidos na legislação vigente'' (sic.)

Aparição em veículo regional

Já a Inter TV, afiliada Rede Globo da Região dos Lagos, publicou no mesmo dia em que a prefeitura anunciou aplicação da sanção, um vídeo, onde mostra com exatidão a situação da água do Canal do Itajuru. O grupo Pro Ambient Mundial capturou uma das partes do vídeo, com a situação informada no período. 

Foto detalha com exatidão a situação alarmante do Canal do Itajuru (Imagem: Inter TV)

A emissora diz ainda, que a concessionária afirmou por meio de nota que todo o sistema de esgotamento sanitário opera de acordo com a legislação vigente. Disse ainda, que a empresa havia sido notificada na tarde daquela data e que recorreria dentro do prazo estabelecido.


Para relembrar

Morador de Cabo Frio sai da lagoa coberto de sujeira (Imagem: G1)


Próximo do final de 2018, um residente do município cabofriense realizou um protesto silencioso, onde acabou entrando com roupas claras na Lagoa de Araruama. O fato foi confirmado pelo G1.

O caso aconteceu em Cabo Frio/RJ, no trecho da praia do Siqueira. O cidadão identificado como Max dos Santos, ao sair da lagoa especificada, ficou coberto com matéria densa e escura. Além de ser uma sujeira em tom de cor forte, acabou afetando a vida de diversos animais marinhos. Ou seja, um dos pescadores, nessa mesma época, relatou ter capturado diversas espécies sem nenhuma dificuldade.

Normalmente, as espécies marinhas possuem habilidades para escapar das capturas. Porém, neste caso, não foi bem assim. O site jornalístico relatou que a saúde dos animais estava afetada, e que as espécies estavam apresentando tonturas. 

Nessa época, ocorreu o período de defeso - período em que as pescas de uma região ficam vetadas e/ou controladas - e foi relatado, inclusive, que a ação de proteção às espécies estava ocorrendo em vão. 

A reportagem também menciona que houve apresentação de defesa da concessionária da região e o posicionamento da secretaria de meio ambiente do município cabofriense. 

Em nota, os membros do grupo Pro Ambient Mundial reforçam à concessionária que seguem fiscalizando o patrimônio ambiental. 

A notícia poderá ser atualizada a qualquer momento, com novas informações sobre o fato. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário